7 curiosidades sobre bebês
Até quando seu filho é considerado um recém-nascido?
Até o 27º dia de vida, seu filho é um recém-nascido. Do 28º dia de vida aos 2 anos de idade ele é um bebê. Após essa idade ele já é considerado uma criança.
Você sabia que o leite materno oferece proteção para o bebê?
Verdade! Por exemplo, quando alguém espirra perto de uma lactante, 20 minutos é o tempo para o corpo da mãe produzir anticorpos em seu leite para oferecer ao seu bebê as melhores chances de proteção contra o vírus que ficou no ar.⠀
Nem todo bebê tem cólica nos primeiros meses de vida.
Embora a cólica seja comum na infância, alguns bebês – e pais – não passam por esse desconforto. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A temida cólica acontece porque o sistema digestivo do bebê ainda está em desenvolvimento, ou seja, a criança ainda está se acostumando a fazer a digestão do leite. O incômodo dura em média 3 meses, e algumas crianças são mais vulneráveis que outras.
Quanto tempo o cordão umbilical demorará para cair?
O caimento do cordão umbilical pode variar de criança para criança, em geral pode demorar de 10 a 21 dias para cair. É importante que a higienização seja feita pelo menos 3 vezes ao dia. Via de regra, o coto vai secar, escurecer e depois ele vai cair.
Caso o coto umbilical fique por muito tempo sem cair, procure o pediatra para ele analisar o caso do bebê.
Meu bebê nasceu com os olhos claros. A cor pode mudar?
A cor dos nossos olhos é definida pela quantidade de pigmentos na íris do olho. Nos primeiros dias de vida o bebê não tem a cor dos olhos definida porque não há quantidade suficiente de melanina (responsável pelo pigmento). Sendo assim, os olhos do bebê nos primeiros dias de nascido podem ser azuis, verde, mel…, mas essa cor pode sim mudar com o passar do tempo.
Fazer cocô depois de todas as mamadas é comum, principalmente, quando o bebê é recém-nascido.
É verdade! Algumas crianças fazem cocô sempre após mamar, algumas até durante a amamentação. Quando a criança é alimentada exclusivamente com o leite materno, isso é algo completamente normal. Com o passar do tempo a criança cresce e a alimentação muda, o que faz o ritmo das evacuações torna-se menos frequente.
O bebê precisa arrotar toda vez que mama?
O bebê não precisa arrotar toda vez que mama, mas, uma rotina do colo é fundamental e precisa ser repetido após cada mamada.
Fazer o ritual do arroto é importante para ajudar na digestão, porém, isso não quer dizer que a criança fará o “barulhinho” de arroto toda vez. O ideal é que após a criança mamar, você a deixe “em pé” no seu colo, na posição vertical. Se após 15 a 20 minutos não sair a eructação, pode deitá-la sem medo. Caso a criança não tenha essa rotina, ela pode ficar desconfortável e até regurgitar.