A birra de cada dia

Uma das maiores dificuldades para quem tem uma criança é lidar de forma correta com as crises nervosas. Muitas pessoas não sabem como agir e acabam por deixar o estresse do pequeno tomar conta de tudo e de si, porém entenda que perder o controle é um dos maiores erros. O primeiro passo é entender que esse tipo de situação é natural, principalmente entre 1 e 3 anos. As vezes as birras são a única forma que a criança encontra de se expressar.  Mas vamos com calma, tudo é questão de tempo. Enquanto isso confira algumas dicas para que essa fase aconteça com mais tranquilidade:

 

Mantenha a calma –

Não tem nada mais desesperador, principalmente para os pais de primeira viagem, que as birras dos pequenos, porém lembre-se que você é o adulto responsável e fique no controle. A dica é descobrir o que funciona com seu filhote. Algumas crianças vão parar assim que deixadas sozinhas, outras vão se sentir abandonadas com essa atitude, então tente as duas táticas e observe as reações.

 

Controlando o chilique –

Agora que já sabemos que o responsável pela criança deve manter a calma vamos ao próximo passo. Quando o ataque começar tente primeiro uma conversa sincera. Se estiverem em casa e escolher por ficar com seu pequeno crie o costume de levar seu filho até um cômodo calmo e explique que suas atitudes não são legais. Deixe ele seguro que você está lá e que é necessário se acalmar. Caso a cena aconteça em público leve seu pequeno para casa e explique o motivo. Caso prefira permanecer no local vá para um lugar mais reservado até que a calma volte a reinar.

 

Conversa que resolve –

Quando tudo passar e a calmaria voltar tente falar com seu filho e entender o motivo de todo nervosismo. Não importa quantas vezes seja necessário, sempre que acontecer algo assim converse depois. Fale sempre para seu pequeno que se ele falar o que está incomodando ao invés de gritar, chorar ou bater nas coisas tudo pode ser resolvido com facilidade. Não esqueça de dizer o quanto ele é importante e que é muito amado.

 

De olho nos sinais –

Nem tudo é só birra então fique atento na frequência em que as crises acontecem. Se os momentos de estresse parecem acontecer mais vezes que o normal procure seu pediatra. Seu pequeno pode estar sofrendo com alguma situação que não consegue expressar. Observe todos os sinais e não deixe passar nada. Descreva tudo para seu médico.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *