Dizendo adeus as fraldas
A retirada das fraldas é um processo de paciência e leva tempo. É muito importante que os responsáveis entendam que cada criança tem seu tempo e que o incentivo é uma das principais armas para ajudar os pequenos. Confira dicas que podem ajudar nessa mudança:
– Antes de tudo observe seu filhote
A retirada da fralda é uma transição que pode ser muito delicada, por isso antes de começar o processo observe a situação em que seu filho se encontra fisicamente e emocionalmente. Tudo deve acontecer em um ambiente tranquilo, onde a criança se sinta confortável e os pais ou responsáveis estejam presentes. Todos que participam da vida da criança devem estar cientes da mudança e cuidar para que tudo aconteça de forma natural para o pequeno.
– Diálogo sempre
Desde o início converse com seu pequeno de forma que ele entenda o que está acontecendo. Use brinquedos, livros e incentive sempre. Nessa fase a criança já deve conseguir controlar, agora ela precisa entender onde deve fazer. Motivação sempre ajuda.
– Observe os sinais
A criança vai mostrar quando estiver pronta. Geralmente o processo começa acontecer entre os 3 e 4 anos, cada um tem seu tempo. Seu bebê pode começar a querer tirar a fralda, procurar o vaso sanitário ou acordar com a fralda seca. Quando esses sinais começarem a aparecer está tudo pronto.
– Desfralde noturno e diurno
Não é necessário que o desfralde noturno e diurno aconteça ao mesmo tempo. Comece o processo durante o dia e dependendo de como a criança reagir vá incluindo aos poucos durante a noite. O conselho é ficar atento aos sinais do seu pequeno e ter paciência.
– Caminha molhada
Toda adaptação pode levar algumas semanas ou até meses, então os pais ou responsáveis devem estar preparados para encontrar a cama molhada. A dica é forrar a cama com algo impermeável, os lençóis com certeza serão molhados com frequência. Evite dar água para a criança pelo menos duas horas antes de se deitar. Antes de ir para a cama levar ao banheiro é importante.
– Não volte para as fraldas
Uma vez que começar o processo não volte atrás. Incentive ao máximo e tente explicar quantas vezes forem necessárias. Caso o pequeno tenha muita dificuldade procure ajuda médica. Sempre lembre que é um processo demorado. Tenha paciência e os resultados vão aparecer.