Alimentos: Cuidados que valem a pena

Quando a criança começa a se alimentar muitas dúvidas podem surgir e alguns cuidados realmente devem ser tomados. Fique sempre em contato com seu pediatra e tente seguir sempre suas orientações, mas para os pais e responsáveis que se sentem mais inseguros seguem algumas dicas:

O perigo do light:

Crianças de até 02 anos precisam de gordura boa em seu organismo e os leites integrais ou tipo A ajudam nesse processo. Depois dessa fase, caso os pais queiram tentar outra opção é importante procurar um pediatra.

Perigo de engasgo:

– Sempre pique os alimentos em pedaços bem pequenos. Para se ter uma noção o ideal é que se imagine um tomate cereja dividido em quatro partes. Sempre use essa referência ao oferecer alimentos para crianças menores de 2 anos

– Tenha cuidado redobrado com pirulitos, pois o doce pode se soltar do palito facilmente. Atenção redobrada também com balas e doces moles ou grudentos. Doces tipo brigadeiro podem grudar na garganta da criança e provocar engasgo.

– A alimentação deve acontecer com a criança sentada e sem agitação. Ensine isso ao seu filho e sempre fique de olho.

 

Alergias:

O que se recomenda é que a introdução de alimentos que costumam gerar alergias seja adiada o máximo possível. Quando a criança tem em sua família histórico de alergias é aconselhável que se espere até um ano para oferecer alimentos como ovos e frutas vermelhas.

Os alimentos mais perigosos são clara de ovo, amendoim, castanhas e frutos do mar, leite, trigo e soja. Componentes de alimentos industrializados, como corantes, também podem causar reações alérgicas. A dica é que quando seu filho ingerir esses alimentos a atenção seja redobrada. Fique atento a todos os sinais. No nosso país os alimentos que trazem risco devem vir com alerta nos rótulos desde julho de 2016.

De toda forma esses cuidados não vão evitar que seu filho desenvolva uma alergia se o corpo o organismo dele já tem essa característica. A indicação de adiar o consumo desses alimentos está ligada ao fato de quanto maior a criança estiver mais ela vai conseguir se expressar e dizer o que está sentindo. Não prive seu filho de experimentar coisas novas, apenas tenha cuidado e nunca deixe de prestar atenção.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *