Amamentação: alimento completo para o bebê

Veja como a amamentação é importante para a formação do bebê logo nos primeiros dias, evitando graves doenças

 

A amamentação é fundamental para manter o bebê alimentado e com saúde. É por meio do leite materno que o bebê vai receber todos os nutrientes necessários para crescer forte nos primeiros meses de vida.

 

Além disso, o ato de amamentar é fundamental para criar um laço eterno entre mãe e filho, e por isso, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais.

 

Os bebês que recebem o leite materno criam anticorpos que fortalecem a vida da criança, e por isso, quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

 

Assim, só depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis, além da inclusão de sucos, chás e etc.

 

Amamentação correta

Você sabia que existe uma forma correta de amamentar? E ela está ligada ao conforto do bebê e da mamãe, pois um momento prazeroso como esse precisa ser levado em consideração.

 

De acordo com o ministério da saúde, “na hora de amamentar o seu bebê, deixe ele virado para a mãe, bem junto de seu corpo, apoiado e com os braços livres.

 

Já a cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.

 

Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola (parte escura em volta do mamilo) na parte de cima da boca do que na de baixo”.

 

Mas como cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, é importante que a mãe respeite esse momento.

 

Quais os benefícios da amamentação?

Além de prover alimento adequado ao bebê, a amamentação possui outros benefícios. Destacamos alguns deles:

 

– Prevenção contra o câncer

 

Pediatras do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo dizem que a amamentação pode contribuir para o não aparecimento do câncer, principalmente os linfomas e a leucemia, os mais comuns em bebês.

 

– Deixa a criança longe de infecções

 

Como o leite materno tem todos os nutrientes que o corpo precisa, a amamentação vai fazer com que as infecções fiquem longe do bebês.

 

Algumas doenças bastante comuns em crianças, como asma, pneumonia, otite e problemas no sistema digestivo são alguns dos problemas que podem não vir a fazer parte da vida das crianças que foram amamentadas pelo peito.

 

– Ajuda a desenvolver o sistema nervoso

 

O leite materno tem a função de ajudar na formação das células nervosas logo nos primeiros cinco anos de vida, quando a maior parte do cérebro é formado.

 

Por isso, com a amamentação, o ácido graxo entra na alimentação do bebê, tornando ele mais forte e saudável.

 

– Reduz os riscos de obesidade

 

Estudos mostram que crianças que amamentam estão bem menos propensas a se tornarem obesas, além de ter outros problemas de saúde, como a diabetes e doenças cardiovasculares. Outro fator importante do leite materno é que ele a função anti-inflamatória, item esse super importante nos primeiros meses de vida.

 

– Protege contra os efeitos da poluição

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade do País Basco, na Espanha mostrou que os bebês que foram amamentados com leite materno até os 4 meses de vida não sofriam os prejuízos causados pela poluição, tão comum hoje em dia nas grandes cidades.

 

Isso acontece porque o leite tem a função de cuidar do sistema imunológico, protegendo as crianças dos males que o ar poluído pode trazer.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *