Amamentação dolorida: isso é normal?
Você sempre ouve falar da importância da amamentação, o quanto é lindo amamentar, mas será que amamentar dói? É normal que a amamentação seja dolorida ou não?
O leite materno é muito importante para os bebês, ele é o principal alimento para a criança, sendo que até o 6º mês de vida deve ser a alimentação exclusiva do bebê e complementar até os 2 anos.
A amamentação tem muitos benefícios para a criança e para a mãe, e é comum que muitas pessoas falem desse lado bonito de amamentar. Mas, e as mamães que reclamam de dor? Será que isso é normal e acontecem com todas?
Para aquelas que são mamães de primeira viagem, é normal sentir um desconforto no início, ou sensibilidade quando o bebê começa a mamar. Não é para você sentir uma dor extrema ao amamentar, isso não é normal, porém, acontece muito. Na grande maioria dos casos devido a falta de orientação correta sobre o aleitamento materno e a pega do bebê.
Alguns fatores que podem fazer a amamentação doer:
– a pega incorreta
– mastite ou ductos bloqueados
– obstrução mamária
– empedramento do leite
– infecções nos seios
– seios cheios demais
Quando e onde procurar ajudar?
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a gestante faça uma consulta com o pediatra a partir da 32ª semana de gestação. Essa consulta é importante para que a mãe conheça o profissional que irá acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê. Além disso, a mãe poderá tirar dúvidas com o pediatra sobre diversos assuntos, e também ser orientada sobre a amamentação, a pega do bebê, posições para amamentar, etc.
É importante ressaltar que cada experiência é diferente! Se você já é mãe e tem dificuldade na hora de amamentar ou sente muita dor, procure ajuda médica.