Atenção para o tempo de uso da tecnologia digital (tempo de tela)
As pessoas estão cada vez mais inseridas na era digital, mas para usar a tecnologia é importante ter bom senso.
Ela traz muitos benefícios, mas também há malefícios que vem junto com o uso excessivo das telas digitais. Quando se trata de crianças e adolescentes é preciso ter cuidado em dobro e ficar sempre atento ao conteúdo que a criança está acessando e também limitar o uso da tecnologia.
O manual de orientação sobre “Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital” da Sociedade Brasileira de Pediatria, traz algumas recomendações a respeito do tempo de uso de tela.
A orientação da SBP é que “O tempo de uso diário ou a duração total/dia do uso de tecnologia digital seja limitado e proporcional às idades e às etapas do desenvolvimento cerebral-mental-cognitivo-psicossocial das crianças e adolescentes.”
Para crianças de 2 a 5 anos, o tempo de exposição não deve ultrapassar 1 hora por dia. E crianças e adolescentes de 0 a 10 anos não devem fazer uso de aparelhos no próprio quarto.
É preciso criar regras e limites para o uso dos dispositivos e de jogos; falar sobre a segurança e privacidade na internet; monitorar o acesso aos sites, jogos, vídeos, aplicativos, etc.
Além disso, os pais precisam deixar um pouco de lado o celular e realizar mais atividades com seus filhos, encorajá-los mais atividades ao ar livres, a prática de esportes, a leitura e o diálogo.
Tudo tem seu tempo… Crianças precisam brincar, crianças precisam ser criança.
Para baixar o manual de orientação clique aqui ou acesse o site www.sbp.com.br