BANHO DE SOL EM BEBÊ – QUAL A IMPORTÂNCIA?
Alguns pais tem o costume de fazer o banho de sol em bebê dentro de casa, através da janela. E esse método não é recomendado. E o que é recomendado?
O vidro da janela filtra os raios solares, fazendo que os raios mais saudáveis não cheguem ate o bebê.
A exposição deve ser realizada diretamente, de preferencia com partes do corpo expostas para melhor absorção. Para o banho de sol em bebê opte por roupas leves que poderão receber de forma apropriada os raios solares, isso quando não for possível deixa-lo bem à vontade somente de fralda. Quando a temperatura esta mais alta, sem correntes fortes de ar você pode deixa-lo alguns minutinhos sem roupa sem maiores preocupações. Já em tempos mais frios com vento, faça o banho de sol mesmo com ele todo vestido.
Um fator bem importante referente ao banho de sol em bebê, é que ele auxilia na diminuição da bilirrubina no sangue. A bilirrubina é a substância que causa icterícia nos bebês deixando-os com a pele amarelada e em alguns casos mais graves sendo necessária a internação para resolução do problema. Com o banho de sol, a icterícia pode ser evitada e até mesmo diminuída.
O banho de sol também é muito importante para a síntese de vitamina D, fundamental no processo de crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.
Quando o bebê é amamentado através do leite materno, ele recebe pelo leite a vitamina D. Vitamina essa responsável por proporcionar melhor saúde dos ossos, dente
s que ainda estão em formação e pele. Mas para que essa vitamina sintetize no organismo e ative sua função é necessária à exposição ao sol em horário adequado.
Apenas 5 minutos de exposição recebendo diretamente os raios solares em horários antes das 10 da manha ou após as 16 h é o suficiente para que a vitamina se torne ativa e faça sua função no organismo.