Consultas de Rotina com o Pediatra

Consultas de Rotina com o Pediatra

Muitas mamães não sabem, mas é muito importante ter um calendário de consultas com o Pediatra. Essas consultas de rotina são importantes para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança.

 

Veja quais são essas consultas:

 

A consulta Pré-Natal

Essa consulta é muito importante para todas as grávidas, ele serve para detectar possíveis complicações que o bebê possa ter ao nascer e tranquilizar a futura mamãe sobre o parto. Além disso, serve para criar um vínculo entre médico e paciente e também para tirar diversas dúvidas com o especialista sobre assuntos como amamentação, pós-parto e banho do bebê.

 

Consulta neonatal

No nascimento do bebê o especialista vai prestar os primeiros cuidados ao recém-nascido e fará uma avaliação física geral do seu filho (a). Por isso é importante ter um pediatra de confiança com você nesse momento.

 

Primeira semana de vida

Uma das mais importantes consultas do bebê, nela o médico vai verificar se o bebê está mamando bem, ganhando peso, verificar se não apresenta icterícia ou qualquer outra alteração que possa apresentar.

 

De um a seis meses

Prepare-se que nesse período as consultas devem ser mensais para acompanhar de perto o crescimento e desenvolvimento do bebê, orientar sobre as vacinas e tirar toda e qualquer dúvidas dos possíveis problemas

 

De seis a doze meses

Após o sexto mês de vida, se estiver tudo ok com seu filho (a) as consultas podem diminuir. Mas se for possível, mantenha as consultas mensalmente. É importante ressaltar que o primeiro ano de vida do bebê é o mais importante para o crescimento e desenvolvimento da criança.

 

De um a quatro anos

Nesse período as consultas são num maior espaço de tempo, mas ainda assim é importante o acompanhamento de perto. Veja a tabela das idades que precisa consultar com o pediatra:

 

– 1 ano e 3 meses

– 2 anos

– 2 anos e meio

– 3 anos

– 3 anos e meio

– 4 anos

 

Observação: Esse intervalo pode variar caso ocorra alguma consulta de urgência por algum motivo inesperado.

 

Entre cinco e dezoitos anos

Nessa fase as consultas devem ser no mínimo uma vez por ano, para continuar acompanhando o crescimento, examiná-lo, acompanhar a alimentação, puberdade, desempenho escolar, verificar as vacinas, detectar qualquer doença e etc.

 

E aí, o que achou do post? Já está com as consultas agendadas com seu pediatra?

Tem alguma dúvida? Comente aqui

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *