Cuidados com a vaidade
Com a gravidez muita coisa muda na aparência das gestantes e muitas mulheres ficam com receio de como se enxergam diante do espelho. Para as mais vaidosas a fase pode ser um pouco mais complicada, porém é necessário entender o que os produtos de beleza podem causar no corpo da mulher e no bebê. Fique atenta as dicas:
Para as adeptas dos pincéis –
Você pode até pensar que aquele rímel maravilhoso é inofensivo, mas para gestante todo cuidado é pouco. Evite produtos que contenham ácido salicílico ou retinol. Geralmente esses componentes são encontrados em produtos para peles com acne. Escolha produtos hipoalergênicos e não comedogênicos, que não obstrui os poros. Outra dica é dar preferência para itens que sejam feitos de base mineral.
O não tão milagroso Ácido retinoico –
Se você tem um pouquinho de vaidade e idade já deve ter se aproveitado dos benefícios deste produto. Ele é encontrado em cremes antirrugas e contra as odiadas espinhas. É conhecido por melhorar a aparência da pele, mas está proibido para as gravidinhas. Já existem estudos que mostram que mesmo com todos os benefícios a substancia pode causar malformação no feto.
Fique atenta aos seguintes nomes: dapaleno, tretinoína, isotretinoína, retinol, linoleato de retinila ou tazarotene. Todos eles são na verdade ácido retinoico.
Mais um vilão chamado Ácido salicílico –
Esse componente é um pouco menos perigoso que o ácido retinoico, porém pode causar os mesmos estragos. O salicílico é encontrado em diversos produtos como sabonetes para o rosto, por isso atenção sempre. Ele pode estar especificado nos rótulos como BHA, ou beta-hidroxi.
Aceite sua pele de gestante –
Com as mudanças do seu corpo a pele também vai mudar. Principalmente no primeiro trimestre de gravidez as espinhas vão surgir, mas fique calma, todas elas vão embora com o nascimento do bebê.
Se o incomodo estiver muito grande com sua nova pele procure um dermatologista e verifique a melhor opção, porém nunca use nada sem acompanhamento médico, nem mesmo aqueles produtos que são vendidos sem receita e parecem ser inocentes. Fique atenta aos rótulos e evite os seguintes componentes: ácido salicílico, BHA, beta-hidroxi ácido, adapaleno, isotretinoína, tretinoína, retinol, linoleato de retinila ou tazarotene.
Já usei o produto. E agora? –
Nada de desespero. Mesmo com todos os alertas se você já usou algum dos produtos citados suspenda o uso e procure seu médico.