Descolamento da placenta
A placenta é responsável pela nutrição e oxigenação do bebê. O descolamento acontece quando a placenta se separa do útero antes do nascimento do bebê, trazendo risco para essa gestação.
O que causa o descolamento da placenta?
O descolamento geralmente acontece por fatores de antes de a gravidez, mas há diversos fatores de risco que poderão aumentar as chances de isso ocorrer, veja:
– Descolamento da placenta em gravidez anterior
– Fumo ou uso de drogas
– Pré-eclâmpsia
– Hipertensão
– Lesões no útero
– Acidentes ou batidas fortes na região abdominal
– Traumas por acidentes de carro
– Esforço físico intenso
Quais são os sintomas?
Poderão ocorrer um ou mais dos sintomas como: sangramento vaginal, ruptura de membranas acompanhada de sangramento, dor uterina, aumento da frequência das contrações ou contrações muito longas, dores agudas, diminuição dos movimentos do bebê.
Quando o tratamento do descolamento da placenta é tardio ou inexistente, pode ter graves consequências. Na mamãe pode causar hemorragias graves, complicações renais e hepática, problemas de coagulação, etc. E no bebê pode acontecer de ter o nascimento prematuro, peso baixo, sequelas no desenvolvimento, e em casos mais graves, pode levar a morte.
Como é feito o tratamento?
Cada caso é um caso, por isso a importância de ter acompanhamento médico. Mas no geral o tratamento é medicamento e repouso, em caso graves os médicos monitoram a gravidez de perto e se o caso não for tão grave a gestante pode ficar de repouso absoluto em casa.
Observação: Em caso de suspeita de descolamento da placenta é orientado ir ao pronto-socorro o mais rápido possível, para iniciar os procedimentos de diagnóstico e tratamento.