Diabetes gestacional
A diabete gestacional é um problema que surge durante a gravidez, geralmente ela se desenvolve perto do 3º trimestre de gestação devido a uma resistência à insulina provocada pelos hormônios da gestação.
Esta diabete geralmente se cura após o parto, porém é importante manter os cuidados e acompanhamento médico mesmo após ter o bebê.
É raro a diabetes gestacional causar sintomas, por isso é importante fazer exames periódicos durante a gravidez, principalmente entre 24 e 28 semanas.
Na consulta médica
Essa diabetes é descoberta com exames de rotina durante a gravidez como a Glicemia de jejum e Exame da curva glicêmica.
Caso seja detectada a doença, a grávida é submetida ao controle glicêmico em consultas de intervalos curtos e regulares.
Como evitar a diabetes gestacional
Por estar relacionada a alteração hormonal típicas da gestação, não é sempre que a diabetes gestacional pode ser prevenida, mas o risco do desenvolvimento dela pode diminuir se você tiver no peso ideal antes de engravidar; fizer o pré-natal; aumentar o peso de forma lenta e gradual; alimentar-se de forma saudável; praticar exercícios, etc.
Lembre-se: procure um médico para detectar e confirmar qualquer doença. Para iniciar algum tipo de tratamento, medicação, atividade física, etc., é importante o acompanhamento médico. Está com os exames em dias também é indispensável.