Estimulando a leitura

Desde bem pequenos as crianças conseguem perceber e criar vínculos com objetos que estão sempre por perto e com os livros não deve ser diferente. Mostre livros para seu bebê, leia historinhas, mesmo que você pense que ele ainda não pode compreender, crie um momento único que deve continuar com o crescimento e estimular o hábito da leitura. Confira a seguir algumas dicas:
– Criando uma rotina para a leitura

Temos em mente que o horário ideal para leitura é antes do sono, porém não deixe que isso crie limites e entenda que toda hora é hora e todo lugar pode ser um bom momento. Experimente uma leitura rápida logo que seu pequeno despertar, isso pode acalmar e dar disposição. Ler em lugares diferentes também é uma dica. Tente um passeio no parque com um livro. Além do incentivo será um momento entre você e seu filhote. Outra indicação é sempre carregar um livro e quando surgir um tempinho livre, ou quando precisar esperar por algo, as histórias se tornam uma distração.
– Inclusão dos livros na vida do filhote

Desde bebês é indicado que seja criada uma ligação entre a criança e os livros. Mesmo que muito pequenininhos eles acabam criando um hábito que vai crescendo com eles. No início compre livros com muitas figuras. Mostre e faça desse momento uma hora especial, de carinho. Faça seu pequeno sentir que a hora do livro é um momento especial. Tire pelo menos 20 minutos por dia para ter esse momento com sua criança.
– Fique sempre atento ao conteúdo dos livros

É importante sempre se atentar ao conteúdo do que seu filho está vendo. Mesmo quando muito pequenos preste atenção nas imagens, no que está escrito e procure deixar a disposição da sua criança somente coisas indicadas para a idade. Para os mais pequenos é indicado livros com muitos desenhos e que sejam interativos. Livros de plástico para a hora do banho também são uma boa opção.
– Uma história varias vezes
É comum que os pequenos peçam para que uma mesma história seja repetida varias vezes. Mesmo que sem paciência leia quantas vezes seja necessário. O pedido do seu filho mostra que ele está interessado e quer aprender. Deixe ele sentir que você também está empolgado e leia com animação. Crie vozes, cante as músicas, faça teatrinhos. Estimule a imaginação.
– Atenção as preferências
Tente perceber quais os assuntos preferidos do seu pequeno e invista em livros que tratam sobre o tema. Claro, nunca deixe de estimular que ele conheça variadas histórias, mas o incentivo vai ter mais sucesso se seu pequeno escutar historinhas sobre seus assuntos prediletos.
– Livros não deve ser recompensa

Não use os livros como castigos ou recompensa por algo. Se seu filho começar a ligar leitura com isso ele provavelmente não vai ter tanto interesse. Ler deve ser algo natural.
– Histórias curtas para os mais agitados

Caso seu filho seja mais agitado e não pare para escutar a historinha toda tente algo mais curto. Comemore com seu pequeno quando a leitura terminar e a cada dia aumente um pouco o tempo de leitura até que se torne um hábito.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *