Estimulando o desenvolvimento do bebê
Ter um bebê a caminho ou em casa é algo que muda completamente a vida de qualquer pessoa. Muito além dos momentos engraçados e fotos fofas seu filhote vai te proporcionar também momentos que você jamais imaginou viver.
Os responsáveis pela criança sempre fazem todo o possível para cuidar dessas criaturinhas maravilhosas, mas as vezes alguns aspectos podem acabar sendo deixados de lado. Você já pensou em como pode estimular o desenvolvimento cerebral do seu bebê? Se sua resposta for não essa publicação é para você.
O cérebro do seu bebê é uma das primeiras coisas a se formar. Já na 2ª semana de gravidez, quando seu bebezinho mede apenas três milímetros, já surge o tubo neural, estrutura que dá início ao cérebro e medula espinhal. Estimular esse desenvolvimento desde a barriga é uma das coisas mais importantes que os responsáveis podem fazer por essa nova vida. Segue algumas dicas para te ajudar nessa missão:
– Música é sempre uma boa
No 3º mês de gestação seu bebê já vai ser capaz de perceber os sons produzidos pelo corpo da mãe. A partir do 6º mês é capaz de interagir com sons externos. Desde cedo coloque músicas para o seu bebê.
– Carinho hoje, carinho amanhã, carinho sempre!
No 4º mês de gestação o bebê já é capaz de perceber e absorver todas as emoções vividas pela mãe. Os carinhos feitos nessa fase já têm uma grande influência no seu desenvolvimento. Todo o tipo de estímulo é bem-vindo.
– Comunicação é sempre o melhor caminho
Assim que receber a grande notícia comece a conversar com seu bebê. Durante todo o processo de gravidez quanto mais você se comunicar, mostrar carinho e afeto melhor será para seu filhote. Ele será capaz de criar um vínculo com você e quando nascer vai saber exatamente quem você é. Cante para o bebê, conte seu dia e as expectativas para a sua chegada.
Para quem já está com o filhote em casa as dicas são as seguintes:
– Crianças aprendem imitando
Coisas boas e ruins os pequenos aprendem com exemplos. A melhor forma de estimular seu bebê de uma forma boa é fazendo coisas boas. Assim que a sua criança já for capaz de cumprir pequenas tarefas é muito importante que você ensine e crie um sentimento de responsabilidade e utilidade. Pequenas obrigações são essenciais para o desenvolvimento das crianças.
– Livros sempre são boas companhias
Ler para a criança desde a barriga nunca será um erro. Quando muito pequenos isso cria um vínculo com os pais. Quando eles começam a entender e perceber as coisas a leitura estimula e traz conhecimentos inimagináveis. Leia sempre.
– Cores vivas!
Quando pensamos em enxoval e decoração do quarto dos bebês pensamos em cores calmas para tranquilizar o pequeno, mas o que chama mesmo a atenção deles são cores com grande contraste. Texturas e cores fortes serão importantes para o desenvolvimento da criança.
2 Comentários