Exercícios físicos e gravidez
Se exercitar de acordo com os limites do corpo jamais vai fazer mal a mulher estando gravida ou não. Mulheres que sempre se exercitaram vão conseguir carregar melhor o peso do bebê e as que procuram atividade físicas durante a gravidez tem grandes chances de sentir menos dores nas costas, prisão de ventre, fadigas e inchaço. Todos esses benefícios podem chegar junto com a autoestima, sono regular e um humor mais estável.
Mesmo com tanta coisa boa algumas mulheres precisam ter mais cuidado. Consulte seu médico caso se enquadre em algum das situações a seguir:
– Se já aconteceu alguma ameaça de aborto.
– Se existe risco de parto prematuro.
– Se a placenta está baixa.
– Se já houve algum sangramento forte.
– Se tem alguma doença pré-existente.
– Se a gestante tem pressão alta.
– Se são dois bebês ou mais.
Após verificar todos esses pontos entenda os cuidados necessários caso a gestante opte por praticar exercícios.
Os melhores exercícios:
Caminhadas, corridas leves, natação e hidroginástica são considerados os mais seguros quando assunto é gestação. A dica é sempre verificar se o professor tem experiências com gravidas.
Para as gravidinhas que nunca se exercitaram:
Começar devagar e com muita paciência. Procure seu médico e depois da liberação escolhe as modalidades mais leves. Respeite sempre seu corpo.
Para as mamães que são do mundo dos exercícios:
Para as mulheres que sempre foram ativas fisicamente a dica é pegar mais leve. Seu corpo vai precisar diminuir o ritmo para receber bem o desenvolvimento do seu pequeno. No primeiro trimestre evite elevar muito a temperatura do corpo.
O limite:
O limite do seu corpo é ele mesmo que vai te dizer. Não tente ir além do que aguenta. Escute os sinais e sempre que perceber que sua respiração está ficando mais difícil pare.
Exercícios após o parto:
Após o nascimento do seu filhote as coisas vão voltar ao normal de forma natural. Vá com calma, comece com as atividades mais leves e aumente a frequência conforme seu corpo permitir.