Febre Amarela e gestação

Todo mundo já ouviu falar, acompanhou alguma pessoa ou teve febre amarela. O vírus que naturalmente já causa preocupações é mais alarmante ainda quando o assunto é gestação e nessa fase delicada é muito importante ter atenção aos detalhes. Caso alguma suspeita apareça a indicação é sempre procurar seu médico. Para tirar algumas dúvidas separamos dicas para ajudar a lidar com esse assunto da forma mais eficaz possível. Fique por dentro do assunto:

Principais sintomas –

A doença causa icterícia (pele e olhos amarelos), sangramentos em diversas partes do corpo, dores musculares, vômitos, náusea e febre.

Grávidas podem ser vacinadas? –

Jamais. Tanto durante a gestação como no período de amamentação a vacina não é indicada. Caso a vacina seja dada após o nascimento é preciso aguardar pelo menos 28 dias para voltar a amamentar. O vírus pode ser transmitido pelo leite materno.

Transmissão –

A transmissão acontece pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e chikungunya. As áreas silvestres correm mais riscos.

Proteção –

A dica é cobrir as áreas expostas, usar sempre repelente e evitar viagens para regiões com maior risco da doença.

Vacinando as crianças –

O indicado é que as crianças sejam vacinadas a partir dos 9 meses, em caso de surtos ou visita a lugares de maior risco a vacinação pode acontecer a partir dos 6 meses. Todas essas questões devem ser avaliadas pelo pediatra. Caso a criança seja vacinada aos 9 meses o reforço deve ser dado aos 4 anos.

Reações –

As reações são dor de cabeça e muscular. Em casos mais extremos podem acontecer encefalite, uma inflamação do cérebro que é causada por um agente infeccioso.

Tratamento –

Não existe um tratamento específico, o que pode ser feito é uma observação clínica. É muito importante manter uma hidratação. No caso de crianças infectadas o indicado é a internação.

Tempo entre a vacinação e a imunização –

Entre a vacina e a imunização são 10 dias. Caso pais tenham dúvidas a dica é procurar o pediatra responsável.

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *