Livre-se das papinhas e libere as mãozinhas
A introdução de alimentos sólidos para os bebês é um momento cercado de dúvidas e dificuldades. Comumente, iniciamos do quarto ao sexto mês de vida da criança e na forma de sucos e papinhas. Pois é, neste nosso antigo costume de triturar e misturar os alimentos que pode estar a base de todas as dificuldades e de complicações relacionadas a hábitos alimentares futuros.
A fim de quebrar os obstáculos na introdução dos alimentos sólidos, como a rejeição pelos sabores, foi criado uma técnica de apresentação de uma nova experiência pautada em estímulos sensoriais.
A BLW (Baby-led Weaning: desmame que o bebê lidera) consiste basicamente em oferecer os alimentos em pequenos pedaços, garantindo que estejam macios, e provocar a curiosidade e interesse da criança em alimentar-se com as mãos.
Foram realizados estudos baseados nessa técnica que observaram uma melhor aceitação às novas refeições e ainda promoção e desenvolvimento de um hábito alimentar mais saudável para a criança. Isso garante um futuro com menor predisposição a obesidade e todos os demais problemas que ela acarreta.
O alimento em pedaços, além de conservar suas propriedades e fibras, proporciona estímulos táteis, visuais e olfativos que, juntos, provocam maior interesse e levam à melhor apresentação e conhecimento dos diferentes sabores.
O momento ideal para colocar em prática essa técnica é quando o bebê já está sentando. Para as mães que sentem insegurança em relação à possibilidade de o bebê engasgar, vale a orientação de que se misture na papinha alguns alimentos em pedaços, bem cozidos e macios.
É no dia a dia de descobertas que o bebê se sente estimulado pelo que lhe proporciona maior curiosidade. Levar os alimentos a sua vida com maior possibilidade de sensações e independência provoca um melhor despertar para o processo de desmame e ajuda no processo de crescimento saudável, diminuindo o estresse para as mães e cuidadores.
A utilização da técnica não vale apenas para a introdução dos alimentos, mas também para melhorar a aceitação das refeições de crianças que diariamente lutam contra a imposição das colheradas de papinhas.
Sabemos que a base alimentar da primeira infância é o alicerce para uma vida saudável e foi através desta técnica que possibilitei incrementar o cardápio e melhorar a qualidade da dieta de minha filha e muitos de meus pacientes.