O cansaço da gravidez
É comum escutar as gravidas se queixando de dores no corpo, cansaço e muito sono principalmente durante o início da gravidez. A explicação é bastante fácil de compreender. O corpo está em constante trabalho para poder preparar um ambiente para o bebê que está crescendo. Durante o 1º trimestre, quando acontecem os episódios mais constantes de exaustão, o corpo está fabricando a placenta e todo esse processo pode ser muito cansativo. Entenda como o corpo funciona durante a gravidez e o que esperar:
Sono e cansaço até quando? –
Até a metade do segundo trimestre o cansaço pode ser mais constante, porem a partir desse período a tendência é que a gravida se sinta com mais energia e disposição. É o momento ideal para começar a organização para a chegada do pequeno.
Por volta da 28ª semana os níveis de energia devem baixar novamente.
Nem sempre o cansaço é só cansaço –
Mesmo sendo comum sentir cansaço é sempre indicado que seu médico seja consultado. Caso o desanimo venha acompanhado de sentimentos ruins é preciso ficar atenta para um possível início de depressão. Anemia também pode trazer sintomas de moleza e sono. Em todo caso não arrisque. Procure seu médico.
Dicas para uma vida mais ativa –
Escute seu corpo. Quando ele pedir um pouco de descanso escute. Geralmente um cochilo de 5 minutos já ajuda.
Adaptando sua rotina –
É preciso entender que com a gravidez as coisas mudam. Procure adaptar os seus dias e atividades diárias. Pode ser necessário abrir mão de algumas coisas para poder ter mais momentos de descanso.
Aposte em uma boa alimentação –
Não é segredo que a base de tudo é uma boa alimentação para qualquer pessoa. Uma gravida precisa consumir cerca de 300 calorias extras por dia. Aposte em uma alimentação saudável e tenha a certeza de estar fazendo sempre o melhor para você e seu bebê.
Tenha paciência e confie em você –
Todo o período de cansaço é natural e é preciso entender que a tarefa de fabricar um bebê é bastante difícil para o corpo. Respeite os limites e saiba que o melhor está por vir.