O perigo da água

Quando seu bebê nasce ele já está exposto a todos os riscos que a vida oferece e um dos maiores alertas para os responsáveis é o cuidado que é preciso ter quando o assunto é água. A maioria das crianças adora brincar com água, porém é preciso desde cedo que os cuidados sejam redobrados. No Brasil a segunda maior causa de morte para crianças de 0 a 14 anos é o afogamento e é necessário apenas 2,5 cm de água para uma criança de até 4 anos se afogar. A boa notícia é que alguns cuidados podem fazer toda a diferença. Confira nossas dicas:

 

Cuidados com o acesso –

Enquanto sua criança ainda é pequena todo cuidado é pouco. Limite o acesso a lugares com piscinas, lavanderias e banheiros. Coloque travas se possível nos vasos sanitários. Caso tenha lugares com reservas de água mantenha tudo bem fechado.

 

Números de emergências sempre em mãos –

É claro que ninguém quer pensar na possibilidade de precisar pedir socorro, ainda mais quando se trata de uma criança, porem o melhor remédio é sempre prevenir. Tenha sempre os números de emergência por perto e se possível em destaque nos locais onde os riscos são maiores. O número dos bombeiros é 193 e do SAMU 192.

 

Isole piscinas –

Infelizmente os casos de afogamento quando se trata de crianças podem ser bem maiores do que se pensa. Caso possua piscina coloque cercas de pelo menos 1,5m de altura. Nos locais onde portões forem instalados sempre mantenha trancado de forma segura.

 

Oriente seu filhote –

Uma das melhores prevenções é o ensinamento. Explique de forma leve o que pode acontecer e sempre oriente sua criança que o certo é pedir permissão para entrar em piscinas e se possível sempre pedir que um adulto acompanhe.

 

Coletes salva-vidas –

No mercado existem diversas opções de boias e com toda certeza a criança vai se interessar sempre pelas mais coloridas e chamativas, porém o mais seguro é manter seu filho com um colete salva-vidas. Boias sempre correm o risco de estourar, por isso o melhor é optar pelo mais seguro.

 

Aprendendo a nadar-

Desde pequeno seu filho pode aprender a nadar e isso pode salvar a vida dele durante diversas situações durante a vida. Se você não sabe nadar essa é a hora de aprender. Existem diversos escolinhas de natação que podem te ajudar, mas sempre lembre que sua criança precisa de supervisão mesmo sabendo nadar. Nunca deixe seu pequeno sozinho.

 

Respeite os avisos –

A melhor educação é o exemplo. Mostre ao seu pequeno desde cedo o quando é importante respeitar sinalizações e avisos.  Outra dica é sempre observar o ambiente. Em alguns lugares existem pessoas para avisar onde é seguro ou não nadar, mas existem rios, cachoeiras e praias que não contam com nenhum alertar. Fique sempre atendo.

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *