O risco dos berços lotados de cuidados

Quando pensamos na chegada dos bebês uma das primeiras coisas que imaginamos é o quartinho dos pequenos. Muitos cobertores, muitas mantas, roupinhas, travesseiros e protetores fofinhos. Muitas coisinhas meigas, pois é disso que a gente gosta, não é mesmo? Mas calma, respire e entenda que esses cuidados podem se tornar um grande erro. É claro que os mimos são inevitáveis, porém o excesso de coisas em volta do seu filhote na hora do soninho pode acabar se transformando em um caso de sufocamento.
Para os pais de primeira viagem esse assunto pode parecer mais difícil, mas os casos de morte por sufocamento são inúmeros e impressionam. De toda forma fique tranquilo, seguem algumas dicas para você se manter no controle e fazer tudo certinho para que seu pequeno não corra esse risco.

 

Barriguinha sempre para cima –
Essa é a posição mais segura para seu filho respirar. Alguns pais ficam com receio da criança vomitar e acabar engasgando, porém esse não é um risco. Caso seu filho vomite por instinto ele vai virar a cabecinha para o lado. Barriguinha para baixo somente quando o bebê estiver acordado e com supervisão.

 
O soninho fica mais seguro em superfícies firmes –
O berço do bebê deve ser com um colchão firme e acostume seu filho a dormir sempre no bercinho. Carrinho, cadeirinhas, bebê conforto e todos os similares não são locais para dormir.

 
Cama dos pais jamais – 
O bebê dormir os primeiros meses no quarto dos pais é algo até recomendado, mas nunca na cama. Coloque o berço ao lado de uma forma que fique fácil qualquer intervenção necessária.

 

Berço é lugar de bebê –

Brinquedos, presentes, ursinhos de pelúcia e qualquer outro mimo devem ser guardados em outro local. Todos esses itens podem acabar tampando o rostinho da criança e ocasionando um sufocamento. Vale lembrar que toda a roupa de cama deve estar bem presa no colchão de forma que não tenha nenhum risco de se soltar.

 

Roupinha e cobertores na medida –

Use sempre apenas o necessário. Evite cobrir a cabeça e as mãozinhas.

 

Evite paranoia –

É claro que esse tipo de assunto sempre vai assustar os pais, mas se tudo for feito de forma correta não existem motivos para preocupações exageradas. Fique atento, faça as coisas com cuidado e tudo ficara bem.

 

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *