Pós-parto: Cuidados necessários
Para muitas pessoas os cuidados médicos acabam depois do parto, mas nem sempre acontece assim. E preciso tomar alguns cuidados e ficar atento aos detalhes para evitar problemas futuros. Confira algumas dicas e evite problemas:
– Cuidados que precisam de atenção médica
* Perda de sangue pela vagina:
O episódio pode vir acompanhado de sinais de choque, coração com batimentos acelerado, tontura, suor frio e sensação de desmaio. Se seu sangramento encher mais de um absorvente durante uma hora pode estar acontecendo uma hemorragia pós-parto. Esses casos geralmente ocorrem ainda no hospital, mas não custa ficar de olho quando a gestante voltar para casa. Qualquer sinal corra para o hospital.
* Dores na cabeça fortes e constantes:
Se dores de cabeça começarem a ser constantes é de grande importância que procure seu médico. Esses sinais podem indicar problemas ligados a pressão arterial. No caso de eclampsia podem acontecer também perturbações visuais e enjoos.
– Pressão alta:
Durante toda a gestação e depois dela é importante monitoramento. Pressão alta representa pré-eclâmpsia, o que pode representar risco a vida da mulher.
– Falta de ar:
Sentir um pouco de falta de ar é comum, pois o corpo esta passando por uma mudança muito grande, porem se a sensação durar mais que o comum é aconselhável que seu medico seja procurado.
– Dor no peito:
A dor no peito pode ser sinal de embolia pulmonar e nunca deve ser ignorada (quando acontece um coágulo sanguíneo e fica preso no pulmão). Na maioria dos casos é resultado da tensão muscular do parto. Se sentir muita falta de ar, por um longo tempo, ou tossir sangue procure imediatamente um medico.
– Dor na batata da perna:
Dores nas panturrilhas ou batatas das pernas podem mostrar trombose venosa profunda. Procure um medico imediatamente se acontecer com você.
– Pensamentos negativos:
Se começar a ter muitos pensamentos negativos tente conversar com alguém da família, procure ajuda dos familiares e se perceber que não vai melhorar procura ajuda medica.
– Comportamentos estranhos:
Se perceber que está com impulsos ruins, comportamentos que não são naturais da sua personalidade procure seu médico. Esse período pós-parto pode ser muito complicado emocionalmente.