Problemas na amamentação


Quando pensamos na imagem de uma mulher amamentando, logo nos vem à mente a mãe confortavelmente sentada, com o bebê no colo ao sugar seu seio e ambos com semblantes suaves e serenos, experimentando alegremente o momento.

Infelizmente essa não é a realidade para muitas mães que precisam amamentar, visto que este “simples” ato é cercado de problemas e dificuldades que a maioria das pessoas desconhece ou só vão conhecer quando a necessidade de amamentar surge em suas vidas.

Longe de mim desmistificar a amamentação. Sabemos bem de sua função vital. Mas hoje pretendo informar sobre três situações que podem dificultar, principalmente as mães de primeira viagem, na importante missão de aleitar.

image1. Demora na “descida” do leite.
Logo que o bebê nasce o corpo da mulher começa um processo de ajuste para aumentar a produção e promover a ejeção do leite. Mas algumas situações podem fazer com que a leite demore mais para “descer” ou venha em baixo volume, como a alta perda de sangue no parto, dificuldades na “pega” do bebê podendo haver uma sucção inefetiva, mãe com distúrbios de tireoide, ansiedade ou passado de redução das mamas.

2. Dor ao amamentar
Esta é uma situação muito frequente que também ocorre, principalmente nos primeiros dias da amamentação. A sintonia da “pega” do bebê com os seios quase sempre não ocorre na primeira vez e o mau posicionamento do mamilo na boca da criança leva a pegadas ineficientes, que desencadeiam fissuras dolorosas nos mesmos. Outras ocasiões que geram dor são as infecções que podem surgir, como a mastite e infeção fúngica do mamilo.

3. Disponibilidade total do dia e da noite para amamentar.
Não podemos deixar de pensar que amamentar é um ato de entrega e dedicação total. Durante os meses de aleitamento exclusivo sua vida fica totalmente voltada para os cuidados com o bebê. A amamentação se torna o principal motivo para que você não se afaste tanto de seu filho. Particularmente pode não parecer ruim, mas sabemos que a realidade impõe a muitas mães a busca pelo trabalho que acaba forçando o desmame precoce.

Como mãe e conhecedora de causa, trabalhando diariamente na defesa da amamentação, percebi que o conhecimento dos principais provocadores do desmame faz com que as mães contornem as dificuldades e diminua suas frustrações.

Acredito que conhecimento dos prováveis pontos negativos do aleitamento seja a chave para o sucesso de uma história bonita e saudável no relacionamento das mães com seus bebês. Lembrando que a amamentação, além de promover benefícios indiscutíveis para o organismo de ambos, irá amarrar os laços de afeto para a o início da maternidade e das vidas de nossos filhos.

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *