Sono sem dramas
Após o nascimento do bebê os pais, familiares e pessoas próximas tem sua vida toda alterada. Além das alegrias, brincadeiras e toda felicidade surgem também as preocupações e dúvidas. Hoje vamos falar um pouco sobre um dos assuntos que mais é questionado aos pediatras: o sono das crianças.
É natural que os pais fiquem checando cada movimento e prontos para qualquer emergência, porém é preciso entender que ensinar seu filho a ter independência e disciplina é muito importante. Esses aspectos devem ser trabalhados desde o início e a forma como seu filho dorme vai depender desses ensinamentos que precisam ser hábitos desde o primeiro dia de vida.
As idades e o sono –
– Do nascimento até os 3 meses os pequenos precisam de 16 a 20 horas de sono diárias. Nessa fase da vida o bebê desperta diversas vezes durante o sono. Não se preocupe.
– Entre os 3 meses e 1 ano é necessário cerca de 13 horas de sono por dia. Nessa época seu filho provavelmente vai dormir durante a noite toda e tirar pelo menos uma soneca de manhã e outra na parte da tarde.
– Entre 1 e 2 anos a criança dorme cerca de 12 horas e a soneca na parte da manhã pode deixar de existir. Até completar 2 anos é natural que a criança acorde no meio da noite, mas geralmente eles voltam a dormir sozinhas. Não é preciso intervenção dos pais nesses momentos. Deixe que o bebê se acostume voltar a dormir sozinho.
– Dos 2 aos 5 o pequeno não precisa mais das sonecas durante o dia. Manter uma rotina no horário de dormir é de extrema importância.
Os bebês e a insônia –
É sempre bom procurar o médico do seu filho, mas na maioria dos casos o maior problema é a falta de disciplina. É muito importante que desde o nascimento a criança aprenda a dormir sozinha e a voltar para o sono sozinha quando desperta no meio da noite. Todo esse processo depende dos pais.
A mamadeira da madrugada –
Grande parte dos pais corre para preparar a mamadeira sempre que o filho desperta durante a noite. Essa atitude parece acalmar o bebê, mas entenda que por volta do 6º mês seu filhote não precisa mais da mamadeira. Quando acontecer de acordar espere alguns minutos antes de oferecer. É possível que ele pegue no sono novamente.
Discipline seu filho –
Os hábitos devem começar no berço. Com o tempo a criança vai se adaptando nos horários e costumes da família, porém é preciso insistir e se manter firme.