A gravidez e a barriguinha
Gravidez e barrigão são quase que a mesma coisa quando se pensa em uma gestante. Basta dar a notícia e como em um passe de mágica o que a gestante mais vai ouvir são perguntas sobre como anda sua barriga. Para muitos o tamanho é proporcional a saúde, desenvolvimento, e bem-estar do bebê. Mas as coisas não são bem assim.
Cada mulher é única e cada uma tem em seu corpo suas particularidades. Algumas mulheres vão notar o crescimento da barriga e mudanças no corpo logo no primeiro mês, enquanto outras só vão notar diferenças no segundo semestre. Ter paciência, respeitar o próprio corpo e manter as consultas com seu médico sempre em dia são o segredo para uma gravidez saudável e sem preocupações desnecessárias.
Seguem algumas dicas para te ajudar tirar algumas dúvidas:
– O tal do inchaço:
Seu corpo pode começar a inchar logo após o resultado positivo. Fique calma. Nesse período o seu jeans pode sim não entrar com tanta facilidade. Isso se deve as alterações hormonais do seu corpo.
– Aparecendo a barriguinha:
Grande parte das gravidinhas já vai notar o crescimento entre a 12ª e a 16ª semana. Mulheres que já engravidaram antes podem ficar barrigudas mais cedo por conta do afrouxamento dos músculos abdominais durante a última gravidez. Por volta da 12ª semana o útero começa a expansão acima do osso púbico.
– Se a barriguinha demorar a aparecer não se preocupe:
Segundo estudos o útero pode ficar em diferentes posições dentro do corpo e isso influencia na aparência da barriga. Barriga pequena não é sinal de bebê doente. Em todo caso mantenha sempre contato com seu médico.