Desenvolvimento dos seios na gravidez

Durante a gestação a mudança nos seios é um dos aspectos que mais chamam atenção. Mesmo antes da confirmação da gravidez a mulher já começa a sentir essa parte do corpo mais sensível e podem ocorrer também episódios de dor. Além de ser um dos primeiros sinais da gestação durante a gravidez as mudanças continuam e são necessárias. Por volta da sexta semana o tamanho dos seios começa a aumentar e esse processo continua evoluindo durante todo o período. Apesar de todo o incômodo toda essa mudança é de estrema importância e tem o único objetivo de preparar o corpo para amamentação. Vale lembrar que cada mulher tem um corpo, dessa forma algumas gestantes podem ter um crescimento maior que outras. Mas nada disso é motivo para preocupação. Fique por dentro de mais algumas mudanças que acontecem:

– Bolinhas, estrias, veias e coceiras

É importante se preparar, pois as mudanças podem ser muitas. Como a pele vai esticar a região pode coçar e o surgimento das temidas estrias também pode ocorrer. As veias ficam mais aparentes e os mamilos tendem a escurecer e crescer. O número de sutiã pode aumentar até dois números, depende do desenvolvimento de cada mulher.

Como os seios estão sendo preparados para amamentação vão aparecer pequenas bolinhas, que na verdade são as glândulas produtoras de gordura. Elas aparecem ao redor da aréola. Algumas irritações também podem surgir entre os seios e embaixo por conta do calor.

– Colostro

O colostro nada mais é do que o líquido do qual seu bebê vai se alimentar. Ele começa a ser produzido já no terceiro mês de gravidez e nos últimos meses de gestação algumas mulheres já podem perceber o vazamento.

– O sutiã ideal

Na hora de comprar novos sutiãs é preciso levar em conta alguns fatores como conforto, sustentação e não esquecer que durante a gestação o corpo naturalmente vai aumentar, então compre sempre peças ajustáveis.

– Óleos e cremes

Se a gestante optar por fazer uso de algum produto nos seios é indicado antes de tudo conversar com o médico responsável. A gestação é um processo natural em que o corpo já fornece tudo o que é necessário, mas caso prefira usar algo tenha muito cuidado. O óleo de amêndoas segundo os médicos está liberado, porém é preciso ficar atento ao aparecimento de possíveis alergias. Uma boa dica é tomar um pouco de sol nos mamilos para criar uma resistência maior. Sempre use filtro solar e prefira os horários entre às 11h e 16h.

 

Deixe seu comentário

Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado. Campos obrigatórios são marcados com *