Dicas de prevenção da gripe
A chegada do tempo mais frio facilita o risco de contrair ou transmitir o vírus da gripe aumentam, com isso, os cuidados com a higiene devem dobrar, com o propósito de manter a doença bem longe.
Desde o dia 23 de abril de 2018 está em vigor a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, do Ministério da Saúde. E o fim da campanha está marcado para o dia 1 de junho de 2018, já a mobilização nacional (dia D) acontece no dia 12 de maio (sábado).
A gripe é uma doença muito séria e que pode levar a morte, a forma mais segura e eficaz de prevenção é a vacina. Se você faz parte de um dos grupos prioritários da rede pública, é importante comparecer com o cartão de vacina no posto de saúde. Se você não faz parte dos grupos prioritários saiba que é possível se vacinar na rede privada, para isso, se informe sobre a disponibilidade e os valores nas clínicas particulares de sua cidade.
Se você ainda não se vacinou ou levou o seu filho para tomar a vacina é importante seguir algumas orientações de prevenção. Se faz pouco tempo se tomou, também é importante seguir as orientações, já que o organismo leva em média 3 semanas para gerara imunização contra a gripe.
As orientações são as seguintes:
– Higienizar as mãos com maior frequência
– Lavar as mãos antes de se alimentar
– Lavar após espirrar ou tossir
– Cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir
– Não compartilhar de objetos de uso pessoal
– Manter os ambientes bem ventilados
– Evitar ambientes fechados e multidões.
– Não ficar próximo de pessoas que apresentem sinais ou sintomas da gripe.
———
* Crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mulheres no puerpério (que deram à luz nos últimos 45 dias) estão no grupo prioritário.